sábado, 19 de janeiro de 2008

O que os “estudos provam” é, geralmente, qualquer coisa desejada por aqueles que fizeram o estudo.

"Estudos provam que....": Parte I
por Thomas Sowell em 21 de agosto de 2006


© 2006 MidiaSemMascara.org

"Todas as vezes que eu ouço a frase “estudos provam” isso ou aquilo me lembro do início de minha carreira como economista no Ministério do Trabalho, em Washington.

O ministro do trabalho Arthur Goldberg ia comparecer perante o Congresso para defender uma determinada política de seu ministério e tentar transformá-la em lei. Na parte inferior da hierarquia, me apresentaram quatro conjuntos de dados, ainda não publicados, e me pediram para elaborar um relatório, a ser enviado ao ministro, analisando-os.

Dois dos conjuntos de dados pareciam apoiar a posição do ministério, mas os outros dois pareciam contrariá-la. Quando escrevi o parecer explicando essas coisas e dizendo que, no geral, os dados eram inconclusivos, houve muito desânimo em toda a hierarquia que me separava do ministro.

Eles ficaram também surpresos com o fato de alguém escrever tais coisas mesmo sabendo qual a posição do ministério sobre a questão. Eles pegaram meu relatório, editaram-no e o reescreveram antes de encaminhá-lo às camadas superiores de comando."

Continue lendo no site: Mídia Sem Máscara


"Estudos provam que....": Parte I
“Estudos provam que...” : Parte II
"Estudos provam que....": Final

Nenhum comentário: