quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Gravações de T.S. Eliot


No site The Poetry Archive é possível ouvir gravações de vários autores da língua inglesa declamando seus próprios poemas. Vale a pena conferir os poemas de T.S.Eliot.

Ivan Lessa

"se tiver que escrever, trate a humanidade a tapas e pontapés."

"Os brasileiros, para não perderem a forma, devem ser montados ao menos uma vez por semana."

"O brasileiro é um povo com os pés no chão – e as mãos também."


Para ler mais Ivan Lessa - Ivan Lessa - Arquivo BBCBrasil

Filosofia não é o campo dos palpites

"Filosofia não é filodoxia, filosofia não é o campo dos palpites, não é o campo das opiniões, na filosofia não há lugar para opinião. Quando se diz “qual é a sua opinião” não se está mais fazendo filosofia, está se fazendo filodoxia. Filosofia tem que se demonstrar, se não se pode demonstrar então fica em suspenso, continua se investigando até que se chegue a demonstração rigorosa."

Mário Ferreira dos Santos

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Os Irmãos Karamazov

“Sobretudo não minta ao senhor mesmo. Aquele que mente a si mesmo e escuta sua própria mentira vai ao ponto de não mais distinguir a verdade, nem em si, nem em torno de si; perde pois o respeito de si e dos outros. Não respeitando ninguém, deixa de amar; e para se ocupar, e para se distrair, na ausência de amor, entrega-se às paixões e aos gozos grosseiros; chega até a bestialidade em seus vícios, e tudo isso provém da mentira contínua a si mesmo e aos outros. Aquele que mente a si mesmo pode ser o primeiro a ofender-se. É por vezes bastante agradável ofender a si mesmo, não é verdade?”

Fiódor Dostoiévski - Os Irmãos Karamazov

Baixe o Livro: "Os Irmãos Karamazov" em português

Download: "The Brothers Karamazov" english version

Fonte: PDL

Casa Vazia - Alberto da Cunha Melo

CASA VAZIA

Poesia alguma, nunca mais
será um acontecimento:
escrevemos cada vez mais
para um mundo cada vez menos,


para esse público dos ermos,
composto apenas de nós mesmos,


uns joões batistas a pregar
para as dobras de suas túnicas,
em seu deserto particular;


ou cães ladrando, noite e dia,
dentro de uma casa vazia.

Alberto da Cunha Melo


*Esse poema foi transcrito das gravações realizadas pelo pessoal do Café Colombo quando entrevistaram Bruno Tolentino. Se comparado ao poema original, pequenas alterações foram feitas por Tolentino, como por exemplo, poema nenhum por poesia alguma , e latindo por ladrando . O poema ficou mais musical e ritmado.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Rei lear

"O exílio é aqui e longe, a liberdade."
Rei Lear (1605-1606), ato I, cena I.

Baixe o livro Rei Lear versão em português.

Download King Lear english version


William Shakespeare

A Revolução dos bichos

“Doze vozes gritavam cheias de ódio e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”


Baixe o livro A revolução dos bichos - George Orwell

sábado, 27 de outubro de 2007

Cadernos de nijinski

“Vou falar de Nietzsche e de Darwin, pois eles pensavam. Darwin, assim como Nietzsche, descende do macaco. Eles imitam os que já inventaram alguma coisa. Acham que descobriram a América. Chamo de descobrir a América um homem repetir alguma coisa que já foi dita. Darwin não foi o primeiro a inventar o macaco. O macaco descende do macaco, e o macaco descende de Deus. Deus descende de Deus, e Deus de Deus. Eu sinto bem, pois compreendo tudo o que escrevo. Sou um homem de Deus, e não do macaco. Sou macaco se não sentir, sou Deus se sentir. Sei que muita gente ficará encantada com meu raciocínio, e ficarei feliz com isso, pois meu alvo terá sido alcançado.”

Vaslav Nijinski

Rilke

"Quero viver como se o meu tempo fosse ilimitado. Quero me recolher, me retirar das ocupações efêmeras. Mas ouço vozes, vozes benevolentes, passos que se aproximam e minhas portas se abrem..."

Rainer Maria Rilke

Leia mais em Cultura Pará

O Estrangeiro

"Sentia-me agora outra vez calmo. Estava estafado e deixei-me cair sobre a cama. Julgo que dormi, pois acordei com estrelas sobre o rosto. Subiam até mim ruídos campesinos. Aromas de noite, de terra e do sol refrescavam-me as têmporas. A paz maravilhosa deste verão adormecido entrava em mim como uma maré. Neste momento, e no limite da noite, soaram apitos. Anunciavam possivelmente partidas para um mundo que me era para sempre indiferente. Pela primeira vez, havia muito tempo, pensei na minha mãe. Julguei ter compreendido por que é que, no fim de uma vida, arranjara um "noivo",por que é que fingira recomeçar."


O Estrangeiro - Albert Camus

Baixe o livro: O Estrangeiro - Albert Camus

Fonte: e-livro

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Bruno Tolentino

TOLENTINO - A cultura filosófica brasileira é quase nula. Nossos professores gastaram décadas lendo Marx, em vez de Husserl. Aqui só dá o tripé Kant, Hegel e Marx. E onde está a grande tradição escolástica que vai de Aristóteles a Husserl? Isso não é lido nem discutido aqui. Mas existe uma filosofia brasileira. Reale e Olavo de Carvalho, que não se formaram em lugar algum, não perderam tempo com essa estupidez. Foram estudar e aprender as tantas línguas que falam. Eu, quando tenho dificuldade com latim, grego ou alemão, é para eles que telefono.

Continue lendo em O Indivíduo.